Carregando
0%Uma boa viagem inicia sempre por um bom planejamento. Isso quer dizer que neste ponto você já se adiantou quanto a passagens, em relação a hotéis ou pousadas e também já fez, no mínimo, um roteiro turístico para não ficar na mão quando chegar no seu destino.
Mas nem tudo são flores. Aquela viagem dos sonhos pode facilmente virar um grande pesadelo e você perder momentos importantes. Tudo isso porque estamos sempre sujeitos a problemas, uma doença inesperada, um acidente (Deus nos livre, mas pode acontecer) ou até mesmo um cancelamento de passagem, atraso ou qualquer outro problema.
Como imprevistos acontecem, é sempre bom estar atento e contratar um seguro viagem. Não sabe o que é? Vem cá que a gente te explica.
A grosso modo, o Seguro Viagem é uma proteção extra para o viajante se precaver de problemas que possam vir a acontecer em uma viagem. Assim como a maioria dos seguros, ele prevê uma série de proteções para seu contratante, que vão desde transtornos leves, como extravio de bagagem, até problemas mais pesados, como um acidente longe de casa.
Tudo isso pode ser aliviado se você contratar um seguro viagem. É necessário pensar o seguinte: o seguro viagem vai gerar um gasto a mais na sua viagem. Esse é um pensamento válido, mas incorreto. Afinal, você já ouviu aquela famosa frase: “o barato que sai caro”? Pois é, a falta de um seguro viagem pode ser um barato que sai caro.
Pense no caso de você estar muito longe de casa, não ter se programado de maneira que tenha uma boa reserva de dinheiro e ainda viajou sozinho. Agora pense que precisou de ajuda médica, pois não está se sentindo bem, ou sofreu um acidente e precisou de hospitalizar. Em todos esses casos o seguro viagem pode te ajudar.
Apesar de ser algo tratado como supérfulo, o seguro viagem é, de fato, a segurança que você tem se caso ocorrer algum imprevisto você estará amparado. Não apenas isso, em alguns países, o seguro viagem é obrigatório.
Pense que você foi para os Estados Unidos da América. E chegou lá, mas sentiu algum problema, aconteceu algo e você precisa ser hospitalizado. Acredite: seu bolso vai sentir um monte para se internar, afinal, dependendo do caso, e de outros detalhes, uma internação pode passar dos 3 mil dólares.
Porém, se você tiver contratado um seguro viagem, pode ficar tranquilo. Todas as suas despesas vão ser cobertas pela seguradora e você ficará bem amparado.
Você terá inicialmente a cobertura básica no Seguro Viagem. De acordo com os órgãos reguladores, essa maneira te dá as seguintes opções: despesas médicas e hospitalares, Traslado do corpo, regresso sanitário, morte em viagem, invalidez por acidente.
Isso é basicamente o que está no nome: caso precise de algum atendimento médico ou internação, é só acionar o seguro e a empresa vai cuidar de tudo para você, desde a chegada na clínica até os pagamentos necessários.
Em caso de morte, a empresa se responsabiliza em resolver os trâmites de liberação do corpo e levar de volta para o destino de origem.
Em caso de alguma doença que o viajante fique sem condições de resolver sua situação, a empresa se encarrega de organizar tudo para a pessoa retornar ao país de origem.
Além de se encarregar de levar o corpo para o país de origem, a empresa paga o valor previsto em contrato aos segurados.
Em caso de invalidez por acidente, a empresa se encarrega de pagar indenização ao segurado de acordo com o que está em contrato.
Falamos até aqui dos pacotes básicos de seguro viagem. Porém, é possível contratar outras opções, como concierge, bagagem, cancelamento, regresso antecipado, cardápio, entre outros.
Essa opção é caso o viajante precise de apoio em diversas áreas durante a viagem. Por exemplo, caso necessite de apoio turístico, esse profissional contratado pela seguradora pode te dar apoio, informações diversas, reservas diversas, inclusive em hotéis, pousadas e restaurantes, dicas de passeios e até previsão do tempo. Será, enfim, o braço direito do contratante.
Em caso de roubo, extravio ou destruição da bagagem, a seguradora é acionada e arca com os custos para ressarcir o consumidor. Observando que no ato da assinatura do contrato entre o viajante e a seguradora esse valor já estará previsto.
Primeiramente é necessário analisar a empresa que está contratando. E, diante dessa observação, opte por buscar uma instituição conhecida no mercado. Evite seguros desconhecidos pois, além dos problemas durante a viagem, caso necessário, o suporte ao cliente não costuma ser bom. Portanto, informa-se sobre a seguradora é fundamental antes de efetivamente contratar o seguro.
Outra dica importantíssima é analisar todos os itens contratados e ler com atenção o contrato. No Brasil, muitas das vezes os contratos aparecem alguns itens que não estão combinados e como várias pessoas não têm o costume de ler, acabam entrando em uma fria. Por isso, é interessante ficar atento a isso. Quando for fazer uma viagem sozinho, por exemplo, o seguro será diferente de quando for passear com a família, com filhos, esposa, mulher grávida ou idosos. E a variação será de acordo com a necessidade.
Outra situação importante é verificar, no contrato, se a cobertura atende as exigências do local que você vai deslocar. Alguns países tem requisições mínimas a serem cumpridas e é importante saber o local que vai se terá essa necessidade e se a empresa te dará este suporte.
Agora você já sabe a importância de contratar um seguro viagem, afinal, nunca se sabe quando um imprevisto vai acontecer. Este tipo de seguro te deixa mais tranquilo, afinal, longe de casa precisamos ainda de mais apoio para qualquer imprevisto.
É importante saber que terá um suporte. Além disso, te falamos aqui a necessidade de avaliar toda situação bem e ler bem o contrato para não correr riscos.
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22