Carregando
0%Apesar de não ser um documento obrigatório, o passaporte é essencial para quem está pensando em viajar para fora do Brasil. Afinal de contas, trata-se de um documento de viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações.
Dito isso, neste texto iremos explicar tudo sobre o passaporte, o que é, para que serve e, sobretudo, como tirar o seu passaporte.
Passaporte nada mais é que um documento oficial emitido pelo governo que preenche formalmente como o portador sendo nacional de um estado e pede permissão para cruzar a fronteira de um país estrangeiro. É como se fosse sua carteira de identidade para fora do Brasil, confirmando que você é reconhecido pela nação e está livre para viajar, para cruzar as fronteiras de outra nação.
O passaporte está ligado ao seu direito de proteção fora do seu país de origem, garantindo, também, o retorno para a sua nação. No passaporte tem: fotografia do indivíduo, assinatura, data de nascimento e, em alguns casos, outras informações relevantes.
Algumas nações estão desenvolvendo um passaporte digital, sendo ele acessado pela digital do indivíduo, facilitando a checagem e diminuindo o risco de fraude.
O maior intuito do passaporte é ser sua carteira de identidade fora do seu país de origem. Por isso que quando se pensa em viagens para fora da sua nação e é falado em documento oficial, o primeiro que todos pensam é o passaporte.
Ele é de fundamental importância para te identificar longe da sua nação, te dá segurança, além de também dar garantia ao país que vai te receber.
O passaporte brasileiro está na lista como o 20º passaporte mais poderoso do mundo. Com ele, segundo levantamento feito por uma consultoria britânica, é possível entrar em 170 países sem obtenção do visto.
O mesmo levantamento apontou que os passaportes de Japão e Cingapura são os mais poderosos do mundo, com a possibilidade de entrar em 192 países sem o visto. Estados Unidos da América e Alemanha também estão na lista entre os países com o passaporte mais poderosos do mundo.
Leia Também
> Fui barrado na imigração: O que fazer?
> Taxa de embarque: Tudo que você precisa saber sobre
> IOF: O que é, como funciona e quando esse imposto é cobrado
Essa é a principal pergunta. Você deseja (e precisa) tirar o passaporte, já está com a viagem em mente e precisa agora ter toda a documentação. Então vamos passar aqui uma lista de tarefas para você cumprir e conseguir tirar o passaporte com sucesso, sem maiores transtornos.
O primeiro tudo é: reúna toda a documentação necessária. Vamos te passar aqui a lista de todos que você precisa para conseguir ter sucesso.
Seu planejamento começou. Já tem em mente o que fazer, para onde vai e o que conhecer. Está tudo em sua mente, mas agora precisa iniciar a fase de planejamento da sua viagem. Afinal, já explicamos aqui em diversas oportunidades que é necessário ter uma viagem bem planejada para ser bem sucedida.
Diante disso, é preciso analisar diversos itens, entre eles o passaporte. Abaixo veja os documentos que você precisará ter em mãos para solicitar o seu passaporte:
Com os documentos reunidos, agora é a hora de solicitar o passaporte. Isso é feito pela internet, clique aqui que te levamos até lá. No site da Polícia Federal, você vai preencher todas as informações e depois enviar.
Importante ter o máximo de atenção neste momento, pois não pode ter erros nesta fase ou você corre risco de não conseguir seu passaporte. Veja abaixo um passo a passo do que você precisará fazer:
Após preencher o formulário e enviar a documentação, será gerado um boleto para pagamento da taxa para tirar o passaporte. O valor é de R$ 257,25. O pagamento pode ser feito em lotéricas, bancos e aplicativos.
Caso faça por PIX, por exemplo, é necessário esperar 10 minutos, pelo menos, para conseguir o agendamento. Lembrando: o agendamento só é feito após a confirmação do pagamento da taxa.
Após confirmar o pagamento é possível fazer o agendamento. Mas lembre-se: em alguns casos, ele só será confirmado 24 horas após o pagamento. Isso pode demorar também até 72 horas uteis. Portanto, tenha paciência se ainda não foi confirmado. Só após o pagamento é possível fazer o agendamento.
Ele também é feito pela internet, clique aqui que te levamos até lá! Após conseguir acesso com as informações, será possível agendar para conseguir o passaporte. Será passada uma lista de locais e horários, você escolhe e conclui o agendamento.
Após concluir o agendamento, fique atento ao horário e a data confirmada. Compareça no dia com toda a documentação listada acima. Se possível, leve junto o comprovante de pagamento da taxa para evitar qualquer contratempo. A recomendação da Polícia Federal é que você chegue 15 minutos antes do horário feito no agendamento.
Após conseguir o atendimento – que costuma ser rápido – você vai tirar as digitais para concluir o passaporte.
Vale ressaltar que ele é entregue apenas ao titular, portanto, se prepare para ter que retornar em outra data e fazer a retirada. Ele é cancelado caso o individuo não vá buscar em até 90 dias. A validade do passaporte é de 10 anos.
Pronto, após conseguir tirar seu passaporte, você estará apto para viajar para fora do Brasil. Porém, lembre-se que em alguns destinos há algumas exigências que vão além deste documento. Há países onde é obrigatório tirar visto, ter seguro de viagem e até mesmo apresentar o cartão de vacina.
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22