Carregando
0%Acredite se quiser, mas um dos maiores índices de esquecimento entre os viajantes é em relação as vacinas obrigatórias. É muito comum pessoas serem impedidas de viajar porque não estão com seu passaporte vacinal em mãos, ou sequer sabem que alguns destinos exigem vacinas para autorizar a entrada de estrangeiros.
Sabendo disso, neste post vamos mostrar quais são as vacinas obrigatórias para viajar e entender alguns detalhes e o motivo de isso se tornar obrigação dependendo da localidade que você está indo.
Passaporte Vacinal ou cartão de vacina é o documento que informa quais vacinas uma determinada pessoa já tomou. Quando você está planejando uma viagem, algumas coisas são extremamente necessárias atenção para que você não tenha surpresas.
Entre elas, é preciso saber quais são as vacinas obrigatórias para que você consiga embarcar e desembarcar em outros países. Afinal de contas, para entrar em diversos países é obrigatório apresentar comprovante de que você está imunizado para algumas doenças. Por isso, é de extrema importância estar com o cartão de vacina atualizado.
Para ir para outro país, você precisa de alguns documentos obrigatórios, como Seguro Viagem (dependendo do destino), passagens, vistos, entender sobre as bagagens e, entre esses itens citados, precisará saber também sobre as vacinas.
Se for viajar de avião, é importante saber que em alguns casos a obrigação é que a vacina seja tomada entre seis e oito semanas de antecedência. Se você for para áreas florestais, isso amplia pois o risco é ainda maior.
É um documento que você leva junto para a viagem e que certifica que você está vacinado contra as doenças de determinado local. Geralmente, em todos os países do mundo, as vacinas mais básicas são Febre Amarela e Gripe. Nos últimos anos, a Covid também entrou nesta lista.
Leia Também
> Como arrumar sua mala sem esquecer nada importante
> IOF: O que é, como funciona e quando esse imposto é cobrado
> Carro, ônibus ou avião: Qual é a melhor opção para viajar?
Se você for fazer uma viagem pelo Brasil, é preciso ter em mente que o país é grande, cheio de lugares com problemas e desigualdades. Portanto, é preciso estar atento a questões como febre amarela, febre tifoide, gripe, Covid, entre outros detalhes.
Se for viajar por Acre, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins tenha em mente que sua vacina de Febre amarela deve estar atualizada.
Já se for para estados do Norte e Nordeste, é preciso estar atento ao cartão de vacina para a Febre Tifoide. Veja abaixo uma lista de recomendações de vacinas para viagens pelo Brasil:
Neste caso, é importante que você verifique em cada país quais são as vacinas exigidas. O controle é feito em cada local, considerando a realidade de lugar por lugar. Portanto, é preciso, de fato, analisar pra onde vai.
Após conferir, leve junto entre seus documentos o Certificado Internacional de Vacinação, para comprovar que está imunizado em relação as doenças daquela localidade, sem falar as mais básicas que você precisa sempre estar atento.
Considerando o mundo inteiro, Gripe e Febre Amarela são vacinas exigidas em todos os destinos. Vamos agora citar as vacinas que são as mais comuns de serem exigidas para uma viagem.
Febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida ao homem e aos macacos através de mosquitos infectados. Essa vacina é fundamental tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Algumas regiões brasileiras sofrem com epidemias de febre amarela.
Caso sua viagem seja para fora do Brasil, é importante averiguar para onde está indo e saber se tem foco da doença por lá. No site da ANVISA é possível fazer essa pesquisa com mais profundidade. Para ser considerada pela fiscalização, a vacina precisa ser tomada com, pelo menos, 10 dias de antecedência ao embarque.
Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela salmonela. Ela é associada a regiões mais precárias com condições ruins de saneamento básico. A dica é evitar beber água em lugares desconhecidos ou ingerir alimentos não comuns aos seus costumes. Países famosos pela transmissão dessa doença são: Tailândia, África, Indonésia, entre outros.
Apesar de não parecer, a Gripe é uma doença que causa alerta em vários países do mundo. Portanto, é fundamental estar vacinado contra essa doença antes de qualquer viagem. Todos os países do mundo sofrem com a disseminação desta doença em determinadas épocas do ano, motivo pelo qual ela é obrigatória.
É necessário ter atenção ainda quanto ao grupo de risco. Verifique se você faz parte do grupo de risco e vacine-se para evitar maiores problemas antes de viajar.
Te explicamos neste post as vacinas mais importantes, todos os cuidados que você precisa ter e a atenção para os locais que vai para não correr riscos. Todo mundo gosta de viajar, mas quando isso é feito com segurança fica melhor ainda. Portanto, se cuide!
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22