Carregando
0%Sem sombra de dúvida, uma das maiores dúvidas dos viajantes é sobre como levar dinheiro em uma viagem. Afinal de contas, existem regras e leis distintas em diversos países sobre como transportar dinheiro.
Sabendo que essa é uma das grandes dúvidas para quem vai fazer uma viagem, nós do Viajando Sempre resolvemos reunir neste conteúdo, tudo que você precisa saber sobre transporte de dinheiro.
Qual é a melhor maneira de levar dinheiro para a viagem? Devo levar dinheiro em espécie, cartão de crédito ou qual opção será mais agradável? O intuito deste texto é te responder essas perguntas e te apresentar a realidade de cada situação.
Portanto, a partir de agora vamos te mostrar as melhores opções e o que fazer para viajar para fora do Brasil com o dinheiro na situação adequada para a sua realidade.
Na realidade existem algumas opções que são mais viáveis e precisam ser consideradas. Se levar em consideração o dinheiro em espécie, as pessoas geralmente compram dólares, euros ou a moeda local.
Existe também o cartão de crédito internacional, cartão travel Money e as contas digitais que começam a ficar cada vez mais internacionais. Vamos explicar um pouco sobre cada opção.
Essa é a opção mais tradicional, mais pragmática, digamos até a mais usada pelas pessoas. Se optar por fazer isso, você vai precisar saber qual a moeda local e procurar uma casa de câmbio. A compra de moeda é taxada e você paga na casa de câmbio, além do IOF de 1,1%.
Leia Também
> Carro, ônibus ou avião: Qual é a melhor opção de viagem?
> Aprenda a fazer um planejamento financeiro eficiente para viajar
> Visto americano: Um guia completo para conseguir o seu VISA
De fato, em todas existem os prós e contras. Se você vai levar dinheiro do local será uma opção que vai ser atendido em todos os lugares, no entanto, a taxa de câmbio pode apertar suas contas e, mais que isso, você corre risco de assaltos. No entanto, outras taxas nos cartões de crédito também representam problemas dependendo do tipo da viagem.
Importante ressaltar: mesmo que você optar por levar cartão de crédito, por exemplo, sempre tenha opção em dinheiro vivo, afinal, não são todos os lugares que vão aceitar cartão, portanto, será necessário ter algum dinheiro em espécie.
O cartão de crédito é uma opção mais prática, facilita a vida do viajante e, o mais importante, te dá mais segurança em relação as compras, pois, caso aconteça um roubo, é só cancelar o cartão e você não terá tantos prejuízos.
Todavia, há aí um grande problema: é também uma das opções mais caras para viagens internacionais. O IOF cobrado em cartões de crédito em viagens internacionais é de 6,38%, um valor pra lá de salgado dependendo da quantidade de gastos que você terá.
A dica nossa é: diante de uma realidade que os gastos aumentam de maneira considerável, o interessante é utilizar essa opção apenas quando for necessário e não ser a principal maneira de pagamento.
Apesar de parecer uma boa opção, os cartões Travel Money não são. Será comum, quando for em uma casa de câmbio, o atendente, com um belo sorriso no rosto, te oferecer essa opção e passar as várias vantagens que ele te dá, como segurança, por exemplo. Todavia, não se engane.
Trata-se de um cartão pré-pago para viagens internacionais. Porém, assim como no cartão de crédito, ele te cobra 6,38% de IOF. Ou seja, o mesmo valor do cartão de crédito, mas com uma grande desvantagem: você não acumula pontos nem milhas, não tem cashback entre outros benefícios que os cartões podem oferecer.
Os bancos digitais passaram a oferecer essas opções recentemente. O Banco Inter já entrou nessa, assim como C6, Wise e Nomad. Há uma vantagem de ter um IOF competitivo, com 1,1% de taxa e você não paga nada pela abertura e manutenção da conta.
Faça o seguinte: inicie a abertura da conta, sem sair de casa, pelo próprio aplicativo do banco, envie os dados necessários, foto e documentos para concluir a abertura da conta. Depois comece a enviar para a conta, em reais, para a conta em dólar. Faça o cadastro da conta no débito nas suas carteiras digitais, cadastre a opção de cartão de débito internacional.
E tem uma grande vantagem: quando você faz a conversão, mandando em reais em busca da moeda estrangeira, você vai saber exatamente quanto vai ter, após pagar as taxas necessárias. Conforme falamos acima, a taxa é competitiva.
Te explicamos neste texto qual a melhor maneira para levar dinheiro para a sua viagem internacional. Em todas as opções existem taxas, mas os cartões de crédito representam custos maiores.
Existem ainda opções não recomendada como o cartão Travel Money, que te cobra a mesma taxa do cartão de crédito, todavia, não te dá qualquer benefício a não ser segurança de um cartão pré-pago.
Lembre-se: é sempre importante levar dinheiro em espécie, pois alguns lugares não recebem cartão. Agora é só avaliar a melhor opção e boa viagem.
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22