Turismo tem crescimento de 85% em um ano

Com o ‘fim da pandemia’ o Turismo registrou um grande aumento em relação ao mesmo período do ano anterior

Carregando

0%

Com o avanço da vacinação do Brasil e alívio em relação a pandemia, o setor do turismo registrou, em abril, um crescimento de 85,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento foi observado pelo índice de atividades turísticas com o acréscimo das receitas em transporte aéreo, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte rodoviário coletivo, serviços de buffet e agências de viagens.

Já é seguro viajar

No entanto, diante do crescimento observado, o ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou a necessidade da criação do Selo Turismo Responsável para ampliar ambientes seguros no Brasil, dando mais tranquilidade a quem deseja passear.

“É uma ferramenta extremamente importante para promoção de um ambiente mais seguro para o retorno das viagens em todo o país, na medida em que estabelece protocolos de biossegurança no setor que protegem turistas e trabalhadores contra a Covid-19”, salientou.

Veja também

Se analisar os números de março e abril de 2022, o comparativo apresenta crescimento de 2,5%, totalizando 51% em 2022. Todos esses dados são disponibilizados pelo IBGE através da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que possibilita acompanhar o comportamento do setor de serviços, aos quais o turismo está envolvido.

Além disso, são catalogados também números de serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, entre outros.

O que é o Selo Turismo Responsável?

O selo foi lançado em 2020 e disponibilizado para 15 atividades dentro do turismo brasileiro. Cada segmento, como hotéis, pousadas, parques temáticos, entre outros, tem seus protocolos sanitários específicos e foram elaborados em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor considerando diretrizes de fora do Brasil.

Todos esses documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente já são mais de 31 mil selos emitidos.

Leia Também
> Presidente Jair Bolsonaro veta despacho gratuito de bagagem
> Melhores destinos de viagens no Brasil

Vale ressaltar que o Brasil foi um dos 10 primeiros países do mundo a estabelecer esses protocolos de biossegurança para dar segurança ao retorno das atividades.

Cenário do turismo

Com a chegada da pandemia, fechamento de fronteiras e cancelamentos de viagens, o setor turístico foi duramente castigado, justamente uma área que corresponde a 8,1% do PIB Brasileiro, colocando em risco a sobrevivência de uma série de brasileiros que trabalham diretamente com isso.

Com os impactos observados no setor, o Governo nacional tomou uma série de atitudes para evitar o desmonte nos momentos mais complicados do Coronavírus.

Entre eles, um dos mais importantes foi a disponibilização de crédito por meio da Medida Provisória 963 de 2020, transformada em lei em seguida, assegurando aporte de R$ 5 bilhões aos segmentos turísticos e culturais cadastrados no Cadastur, com objetivo principal de dar capital de giro para empresas e com condições especiais.

© Viajando Sempre - 2023  |  C.N.P.J 46.585.502/0001-22