Carregando
0%Para fazer uma viagem tranquila, um dos momentos mais importantes está na montagem de sua mala de viagem. Mas você sabe como arrumar a mala e não esquecer nada de importante?
Pois bem, foi pensando em facilitar sua vida, que nós do site Viajando Sempre resolvemos escrever este conteúdo, onde montamos um checklist completo com tudo que você não pode esquecer!
Viajar é uma delícia. Poder desfrutar de novas paisagens, momentos inesquecíveis e situações diferentes é o que nos motiva a deixar nossas casas rumo a experiências diferentes. No entanto, tudo deve ser pensado estrategicamente para que o sonho não vire pesadelo. E, uma das coisas mais importantes está em como arrumar a sua mala e não esquecer nada de importante.
Antes de viajar, é preciso estar atento a toda documentação necessária. Se você vai ficar dentro do território nacional a situação é mais simples, necessitando apenas dos documentos mais importantes como RG e CPF, para ficar sempre seguro.
No entanto, caso a viagem seja para fora do Brasil, veja se está com o passaporte correto, além de RG. Mas atenção, na maioria dos países do Mercosul não é necessário o passaporte desde que a viagem seja de turismo. Nesses casos, o RG já é o suficiente.
Porém, se tiver com o passaporte em mãos, ele pode também ser utilizado, já que trata-se de um documento de identificação emitido pelo país de origem do cidadão que atesta que aquela pessoa tem permissão para cruzar a fronteira de um país.
Menores de idade desacompanhado dos responsáveis é preciso apresentar, além do documento de identificação, uma autorização judicial ou dos próprios pais.
É necessário averiguar também se o país de destino é necessário ter o visto para entrar. Afinal, visto é uma autorização dada pelo país que permite o viajante entrar, permanecer ou sair daquele local. Certifique-se se está tudo dentro do necessário para não ser pego de surpresa quando o momento mais importante chegar.
Além dessas documentações mais básicas, fique atento a estar cercado de informações caso seja necessário. Por exemplo: tenha em mãos os comprovantes de vacinação. O Certificado Internacional de Vacinação é exigido para viajar para países que tem risco de proliferação de doenças. Entre as vacinas mais comuns está a de Febre Amarela.
Tire também um atestado de saúde. Embora não seja comum essa solicitação, pode acontecer, sobretudo após a pandemia, que seja exigido este tipo de documento e você não quer perder sua viagem por algo tão simples.
Além de te ajudar a arrumar a mala, bem como toda essa documentação, é importante levar as suas reservas impressas, afinal de contas, nunca se sabe quando será preciso comprovar que você realmente a fez.
Se você vai viajar e alugar um carro no destino escolhido, já tenha em mãos os documentos que comprovem a reserva do veículo. Isso vale também para hotéis e pousadas, além dos passeios que fará durante a viagem. Com tudo isso, ficará mais simples e você vai evitar constrangimentos quando estiver longe de casa.
Em todos os momentos da vida estamos com risco de algo acontecer. Seja uma doença inesperada ou até um acidente. O seguro viagem é a melhor maneira de o viajante ficar seguro quando está longe de sua casa. Com ele em mãos, você pode evitar despesas não planejadas, com gastos médicos ou farmacêuticos.
Além disso, o seguro viagem te dá algumas tranquilidades, como apoio em caso de mala extraviada, repatriação e até reembolso em caso de cancelamento de voo.
Há também o problema de que alguns países exigem que você tenha o seguro viagem para cruzar a fronteira, portanto, fique atento. Após o Covid-19, a contratação de um seguro viagem ficou ainda mais importante e passou a ser exigência em vários países.
Veja os países que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar:
Quando você vai sair da sua casa para conhecer novas culturas e lugares diferentes, é importante reservar um local na mala para levar alguns medicamentos.
Evidentemente, os remédios de uso contínuo são os primeiros que você deve ter atenção, afinal, depende daqueles medicamentos para sobreviver e continuar bem. Preste atenção também se a quantidade de dias e comprimdos estão adequados.
Porém, é importante também levar opções para algum imprevisto, como uma dor de cabeça ou abdominal, por exemplo, porque em alguns lugares o acesso a saúde pública ou farmácias não é tão fácil como se imagina.
Veja abaixo uma lista com alguns medicamentos que não podem faltar no seu kit de viagem:
Apesar de ser algo básico, o planejamento é uma dica preciosa para qualquer viajante. Não dá para simplesmente acordar um dia e achar que pode sair vagando pelo mundo. Existem até pessoas que fazem isso, mas não é a melhor maneira. É preciso se organizar para tudo sair conforme o esperado.
Isso quer dizer que você precisa planejar desde a hora que vai sair de casa até a maneira que vai voltar para ela. Portanto, o planejamento é fundamental.
Diante disso, escolha o destino preferido com alguma antecedência e comece a se planejar em cima disso. Como será o deslocamento até a rodoviária ou aeroporto. Quanto será o gasto para isso. Qual hotel vai ficar e faça as reservas de maneira antecipada, guardando os comprovantes de maneira eficiente para não ser pego de surpresa.
Porém, mais que isso, tenha o planejamento financeiro muito bem explicado para si mesmo. O quanto terá para toda viagem, o quanto terá para gastar no local, o quanto poderá gastar por dia. São dicas valiosas para não transformar sua viagem em um filme de terror.
Agora que você viu como arrumar a mala da sua viagem, não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares, para ajudá-los a não esquecer nada!
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22