Fui barrado na imigração: O que fazer?

Veja como proceder caso você tenha sido impedido de entrar em um país

Carregando

0%

Não há dúvida que um dos maiores perrengues que os turistas brasileiros podem enfrentar em suas viagens para o exterior, é ser barrado na imigração de outros países. E se engana quem pensa que esse problema não acontece muito.

Ser barrado de entrar em um determinado destino é algo comum em viagens internacionais para países lugares como Estados Unidos, Reino Unido e na União Europeia. Sabendo disso, criamos este guia completo com dicas de como evitar que isso aconteça com você, mas também com tudo para te auxiliar caso esteja nessa situação.

Na sequência deste texto, vamos te explicar o que fazer, como proceder e quais as principais atitudes a serem tomadas para evitar esse constrangimento.

O que fazer se for barrado na imigração

É preciso estar precavido caso isso aconteça. Tenha sempre em mãos os telefones mais úteis, isso quer dizer, os contatos dos consulados, os comuns e os de plantão. Além disso, tenha de maneira fácil contato de embaixadas e da companhia aérea que você viajou.

O Seguro Viagem contratado por você para esta viagem também pode ser importante neste momento e um contato pode te ajudar a resolver questões mais simples e também as mais complicadas. Para a sequência da resolução deste problema, tenha sempre uma muda de roupas mais fácil para facilitar a sua situação.

Além disso, leve com você uma roupa de frio mais pesada – caso tenha pesquisado que o país que for visitar é frio ou estará no inverno. Também sempre tenha dinheiro trocado para se virar durante o tempo que ficará retido.

Quais são os seus direitos

Você tem seus direitos e poderá e deverá recorrer para resolver a questão o quanto antes. Saiba que o tempo máximo de permanência nesta situação é de três dias (72 horas). Pode ocorrer de a justiça prorrogar este prazo, porém, isso acontece geralmente pela falta de voos.

Seus documentos devem ser devolvidos após a liberação ou no retorno ao Brasil. Enquanto estiver retido, o viajante tem direito a alimentação e água, além de assistência social e local para guardar pertences pessoais.

O Consulado Brasileiro no país deverá trabalhar pelos direitos do turista e enviar informações aos familiares do viajante. Mas ele não terá forças para interferir na entrada.

Leia Também
> Como fazer uma viagem barata com seus amigos
> Melhores maneiras para levar dinheiro em sua viagem
> Como arrumar sua mala de viagem e não esquecer nada
> Taxa de embarque: Tudo que você precisa saber sobre

Você terá ainda direito a uma ligação, mas deverá arcar com os custos. É possível fazer ligações a cobrar através de um serviço da Embratel para chamadas internacionais. Além disso, poderá fazer contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos telefones de plantão:

  • (61) 3411-8803
  • (61) 3411-6456

Não assine documentos se o apoio do consulado e que não estiver de acordo. E o turista poderá ter o apoio de interprete caso não consiga dialogar com as autoridades locais.

Principais causas para ser barrado na imigração

Algumas coisas podem ser feitas para evitar que você fique preso na imigração e não consiga concluir sua viagem. Algumas delas são bem simples e você poderá resolver sem maiores problemas.

Não ter passagem de volta

Não comprovar que terá como voltar é um problema. Caso seu deslocamento seja feito assim, você corre o risco de ter problemas ao entrar no outro país. O ideal é que você já leve os comprovantes de retorno junto, pois, assim, evitará este problema.

Falta de grana

Não ter dinheiro para arcar com a viagem é outro problema que pode te travar na imigração. Você deve comprovar que tem como arcar com seus custos no país que está indo conhecer.

Caso vá utilizar cartão de crédito, leve com você os comprovantes de limite para estar no país. Além disso, se tiver dinheiro no banco, pode ser que as autoridades peçam para você comprovar tirando um extrato. Portanto, se for assim, já leve os comprovantes com você.

Reserva de Hospedagem

Além das situações citadas acima, a falta de comprovação de onde vai ficar também pode representar uma complicação para você. Caso tenha feito reservas em hotéis, tenha o comprovante impresso na sua mala de mão. Se for algo tipo Airbnb, leve também os comprovantes de pagamento e reservas.

Porém, pode ocorrer de você ter que ficar na casa de um amigo. Neste caso, é preciso que tenha uma carta dos anfitriões preenchida a mão. Existe uma legislação específica para cada país, é necessário que você pesquise antes para ver qual é o procedimento adequado.

Motivo da viagem

Não parece algo normal de perguntar. Mas é! É uma das primeiras perguntas que você vai ouvir: “qual o motivo da sua viagem”. Não ter um motivo, não ter acomodação e não ter dinheiro, são problemas que você dificilmente conseguirá se livrar.

Veja também

As respostas sobre o motivo da viagem podem ser genéricas. Porém, caso cite que vai em algum show ou apresentação artística, por exemplo, é possível que o agente te peça o comprovante de bilhete para entrada em tal evento. Se prepare para isso.

Documentação

Dependendo do país, você pode entrar apenas com sua carteira de identidade. Mas lembre-se: a documentação tem que estar em dia, dentro do prazo de validade. Se for passaporte, lembre-se que ele tem validade de 10 anos. Ele terá de estar dentro do prazo durante o período da viagem.

Seguro viagem

Como já citamos aqui no site, o Seguro Viagem é importante para várias situações e te livrar de uma série de problemas. No entanto, em alguns países ele é obrigatório. Portanto, confira quais são esses países, tenha certeza do que está fazendo, e tenha os comprovantes que está com o seguro viagem contratado.

Comprovante de vacina

Também já falamos sobre isso aqui no site. O comprovante de vacinação é exigido para a entrada em vários países. Tenha ele em mãos para evitar qualquer transtorno.

Conclusão

Essa é uma situação normal se olhar os números. Em 2018, quase 5 mil brasileiros foram barrado na imigração em países da Europa. É um número alto e precisa de atenção e cuidado. Demos dicas valiosas aqui para que esse transtorno não ocorra com você. Mas, caso aconteça, tenha em mente que você tem a quem recorrer, tem seus direitos e pode se livrar dos problemas.

© Viajando Sempre - 2023  |  C.N.P.J 46.585.502/0001-22