Carregando
0%Com as medidas de restrição por causa da pandemia mais brandas, o mercado do turismo apresenta crescimentos seguidos nos últimos tempos. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), houve um aumento de 100% na venda de pacotes turísticos em julho em relação ao mesmo mês de 2021.
Um dos principais motivos para o crescimento foi o avanço na vacinação no Brasil, permitindo flexibilização do comércio em todos os cantos do país. Além disso, a queda de casos também permitiu mais liberdade e as pessoas estão mais confiantes para retomarem suas vidas e, inclusive, suas viagens.
Foram quase dois anos sem viagens internacionais, por conta dos sérios problemas ocasionados pelo Covid-19 (Novo Coronavírus). No entanto, segundo o levantamento feito pela Abav, a procura por destinos longe de terras brasileiras cresceu em 45%. Já a procura dentro do mercado nacional ficou em 55%.
Para se ter uma ideia da diferença, no mesmo período analisado em 2021, eram apenas 20% de procura. Em 2022, segundo a Abav, a procura poderia ser ainda maior se não fosse as taxas de câmbio tão altas como estão atualmente.
Ainda segundo a pesquisa feita pela Abav, os estados do Nordeste lideram as buscas para as férias de julho. Se for analisar as viagens internacionais, os principais destinos são Argentina e os Estados Unidos da América.
Com a retomada das atividades e ações do governo para o setor voltar a aquecer, a expectativa é que cresça 60% em 2022 e fature alto.
Segundo dados da Braztoa, o crescimento já em 2021 foi de 25% considerando o período entre janeiro e março. Agora a ideia é que esse número chegue a 60%, com faturamento de R$ 15,1 bilhões, recuperando o cenário pré-pandemia.
Já um levantamento feito pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional percebeu um aumento de 182% entre janeiro e março, com 117 milhões de voos para os mais diferentes destinos. De todo esse número, 47 milhões foram apenas no mês de março de 2022, número que reforça o crescimento.
Ainda segundo a OMT, pela primeira vez desde 2019 os números estão iguais, algo que reforça o retorno da confiança das pessoas nas viagens. Em uma pesquisa feita por peritos da OMT, 83% dos profissionais ligados à área do turismo apresentaram perspectivas positivas em relação a 2022.
© Viajando Sempre - 2023 | C.N.P.J 46.585.502/0001-22